Como trabalhar de forma eficiente com branch no git? | Fórum | School of Net

Deseja poder participar de nosso fórum e tirar todas as suas dúvidas?
Clique aqui e assine nosso plano de acesso ilimitado. Saiba mais.

por Fábio Jânio

2 anos, 2 meses atrás Fábio Jânio

Como trabalhar de forma eficiente com branch no git?

Estou tentando definir um esquema de trabalho para manter meu repositório no **GitHub** organizado, mas tá difícil chegar a uma solução. Minha "ideia": Pensei em manter no repositório remoto os branch **master** (default) e **develop**. O branch **master** será bloqueado, somente aceitará merge após revisão do pull-request, ou seja, os colaboradores irão enviar suas contribuições para o **develop** e gerar um pull request deste para o master. Os branch feature-xpto, hotfix-xpto e outros serão ramificados a partir do **develop**, não sei se seria interessante ramificar ainda mais com uso de branch **topic**. Antes de efetuar o merge dos branch locais com **develop**, deve ser efetuado um rebase para manter uma linha histórica limpa e fácil de ser lida, para só então ser realizado merge com **develop** e push, no GitHub será gerado o pull-request ```master <- develop```. No texto assim já foi possível observar algumas dúvidas, vamos consolidar elas e mais algumas: - É uma boa prática trabalhar com branch topic? - O rebase local antes do push é uma boa ideia? - Preciso gerar branch release, ou trabalhar somente com tags vX.X.X para marcar versões? - É correto os novos colaboradores puxarem o branch develop para começar a desenvolver? Se não, como deveria ser feito?

1 Respostas